Edit Content

Quem Somos

Contatos

Paciente sente dores de cabeça, na face e no pescoço? Pode ser disfunção da ATM

  • Home
  • -
  • Dra. Shirlene Oliveira
  • -
  • Paciente sente dores de cabeça, na face e no pescoço? Pode ser disfunção da ATM
 Paciente sente dores de cabeça, na face e no pescoço? Pode ser disfunção da ATM

A articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça, é a chamada Articulação Temporomandibular, mais conhecida como ATM. Graças à flexibilidade desta articulação que controla a posição e os movimentos da maxila, você mastiga, fala e morde os alimentos. Porém, é comum encontrarmos pessoas que sofrem de disfunções nesta articulação.

Dentre os sintomas deste problema, que podem ser diferentes de uma pessoa para outra, estão: dores na face e nos maxilares, dificuldade para mastigar ou falar, ruídos, estalos e travamento ao abrir e fechar a boca, pressão atrás dos olhos, dor ou zumbido nos ouvidos, dor de cabeça, inchaço na lateral do rosto, problemas para dormir e dores constantes com períodos de piora no decorrer do dia.

A doença acomete principalmente adultos e algumas condições podem contribuir para o desenvolvimento de patologias na ATM, como: artrite ou impacto na articulação, ranger os dentes, estresse, e até mesmo a idade. A dificuldade ou o atraso no diagnóstico pode resultar em uma dor crônica e difícil de tratar. Procure um profissional competente para avaliação. Os tratamentos necessários serão úteis para reestabelecer o seu bem estar.